Para definirmos o que é um jardim de sombra, podemos contabilizar as horas de sol disponíveis e classifica-los nesses termos:
Sobra densa: 0-2 horas de sol por dia;
Sombra: 2-3 horas de sol por dia;
Jardim de meia sombra: entre 3-6 horas de sol por dia;
Jardim de sol pleno: mais de 6 horas de sol por dia.
Podemos citar como exemplos:
Aglaonema
Conhecida como café-de-salão, é uma planta que deve ser cultivada à sombra. Apesar das folhas grandes e manchadas, a espécie é de pequeno/médio porte, com altura variando entre 20 a 150 cm.
Gênero: Philodendron
Philodendron undulatum
Philodendron bipinnatifidum
Apresentam folhagem ornamental. Popularmente, no Brasil, recebe o nome de inbé, possuindo algumas utilidades graças à sua relativa toxicidade.
Lírio do vale (Convallaria majalis)
Deve ser cultivada a sombra com boa luminosidade ou a meia sombra. Solo rico em matéria organica e mantido úmido. As regas devem ser regulares.
Indicado para cultivo em bordaduras, grupos, vasos.
Curiosidade: as flores são utilizadas na indústria farmaceutica e na perfumaria.
Dracena pau-d'água
Espécie arbustiva de folhas longas, volumosa e alta, chegando até 6 m de altura. Esporadicamente, aparecem pequenas flores brancas, que, embora não tenham importância ornamental, são perfumadas.
A planta, resistente, suporta um pouco de insolação direta, porém se desenvolve melhor se cultivada em áreas sombreadas.
A planta, resistente, suporta um pouco de insolação direta, porém se desenvolve melhor se cultivada em áreas sombreadas.
Begonia Rex (híbrido)
Deve ser cultivada a sombra, com boa luminosidade, em solo rico de matéria orgânica. As regas devem ser regulares, porém não tolera o encharcamento, nem o frio intenso.
Indicada para o cultivo em vasos ou em canteiros protegidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário