domingo, 24 de novembro de 2013

Plantas Ornamentais de sol


Ixora
È um género botânico pertencente à família Rubiaceae. É um arbusto muito apreciado nas regiões de clima quente. Seu aspecto é compacto e suas folhas têm uma textura de couro. 
Classificação superior: Rubiaceae
 Clusia fluminensis
Nomes Populares: Clúsia 
Tem ampla utilização paisagística, sendo excelente para a implantação de cercas vivas e renques rústicos e resistentes, principalmente no litoral, onde outras plantas encontram dificuldade em se adaptar. Também pode ser plantada em vasos em terraços ou ambientes internos, além de arbustos informais isolados ou em grupos no jardim.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil e leve, com regas periódicas. As podas devem ser regulares para manter o porte da planta arbustivo. Multiplica-se facilmente por estaquia, alporquia ou por sementes. 


 Dieffenbachia amoena Bull.

Nomes Populares : Comigo ninguem pode
Família : Angiospermae – Família Araceae
Planta herbácea perene, de altura variável, em vaso costuma atingir mais de 2,0 m, subindo por apoios.
As folhas são largas e de cerca de 0,50 m de comprimento, verdes salpicadas de creme com pecíolo longo inseridas no caule de forma imbricada.
As flores são em inflorescência do tipo espádice e em regiões de climas mais quentes esta planta floresce, mas suas flores têm importância ornamental secundária.

  
Buxus sempervirens

Nomes Populares: Buxinho, Árvore-da-caixa, Buxo
Família: Buxaceae

Tem grande durabilidade e rusticidade com os cuidados básicos, exigindo pouca manutenção. Perfeito para compor desenhos, cercas e esculturas vivas, também é muito utilizado para Bonsai. Adapta-se muito bem ao cultivo em vasos.
Devem ser sempre cultivados a pleno sol ou meia sombra, com solo fértil e regas regulares. Tolerante ao frio. Não tolera sombreamento por longo período, apresentando ramos mortos com áreas amareladas. Multiplica-se por estaquia.


 Arundina graminifolia

Nomes Populares: Orquídea-bambu, Arundina
Família: Orchidaceae
Orquídea terrestre bastante rústica, a arundina, como também é chamada, se encaixa perfeitamente no estilo dos jardins tropicais e contemporâneos. Apresenta caule juncoso, formando grandes massas que crescem até uma altura de 2 m. As folhas são finas, estreitas, compridas e lanceoladas, com um comprimento de 9 a 19 cm e largura de 0,8 a 1,5 cm. As flores se formam no verão e apresentam uma tonalidade lilás rosada com o labelo púrpura. A orquídea-bambú pode ser utilizada como bordadura, renques, ou isolada no jardim, assim como em vasos  e jardineiras, sozinha ou compondo com outras plantas. 

 






Um comentário: