domingo, 24 de novembro de 2013

Plantas Ornamentais de sol


Ixora
È um género botânico pertencente à família Rubiaceae. É um arbusto muito apreciado nas regiões de clima quente. Seu aspecto é compacto e suas folhas têm uma textura de couro. 
Classificação superior: Rubiaceae
 Clusia fluminensis
Nomes Populares: Clúsia 
Tem ampla utilização paisagística, sendo excelente para a implantação de cercas vivas e renques rústicos e resistentes, principalmente no litoral, onde outras plantas encontram dificuldade em se adaptar. Também pode ser plantada em vasos em terraços ou ambientes internos, além de arbustos informais isolados ou em grupos no jardim.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil e leve, com regas periódicas. As podas devem ser regulares para manter o porte da planta arbustivo. Multiplica-se facilmente por estaquia, alporquia ou por sementes. 


 Dieffenbachia amoena Bull.

Nomes Populares : Comigo ninguem pode
Família : Angiospermae – Família Araceae
Planta herbácea perene, de altura variável, em vaso costuma atingir mais de 2,0 m, subindo por apoios.
As folhas são largas e de cerca de 0,50 m de comprimento, verdes salpicadas de creme com pecíolo longo inseridas no caule de forma imbricada.
As flores são em inflorescência do tipo espádice e em regiões de climas mais quentes esta planta floresce, mas suas flores têm importância ornamental secundária.

  
Buxus sempervirens

Nomes Populares: Buxinho, Árvore-da-caixa, Buxo
Família: Buxaceae

Tem grande durabilidade e rusticidade com os cuidados básicos, exigindo pouca manutenção. Perfeito para compor desenhos, cercas e esculturas vivas, também é muito utilizado para Bonsai. Adapta-se muito bem ao cultivo em vasos.
Devem ser sempre cultivados a pleno sol ou meia sombra, com solo fértil e regas regulares. Tolerante ao frio. Não tolera sombreamento por longo período, apresentando ramos mortos com áreas amareladas. Multiplica-se por estaquia.


 Arundina graminifolia

Nomes Populares: Orquídea-bambu, Arundina
Família: Orchidaceae
Orquídea terrestre bastante rústica, a arundina, como também é chamada, se encaixa perfeitamente no estilo dos jardins tropicais e contemporâneos. Apresenta caule juncoso, formando grandes massas que crescem até uma altura de 2 m. As folhas são finas, estreitas, compridas e lanceoladas, com um comprimento de 9 a 19 cm e largura de 0,8 a 1,5 cm. As flores se formam no verão e apresentam uma tonalidade lilás rosada com o labelo púrpura. A orquídea-bambú pode ser utilizada como bordadura, renques, ou isolada no jardim, assim como em vasos  e jardineiras, sozinha ou compondo com outras plantas. 

 






* Flores de corte *

Lisianthus

Eustoma grandiflorum

Nome popular: Lisiantus

Descrição:

Ciclo super precoce, indicada para produção de inverno.
Baixo índice de abortamento de botões florais em condições de baixa luminosidade.
Florescimento uniforme.
Flores dobradas (5-7 cm).


Sunflower F1

Helianthus annuus L.

Nome Popular: Girassol

Descrição:

Pétalas amarelo ouro com disco marrom.

Spathiphyllum wallisii 

Lírio-da-paz, Bandeira-branca, Espatifilo 


Família: Araceae
Categoria: Flores Perenes, Forrações à Meia Sombra 
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical 
Origem: América do Sul, Colômbia, Venezuela 
Altura: 0.4 a 0.6 metros 
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra 
Ciclo de Vida: Perene

domingo, 10 de novembro de 2013

Gramados

Grama-de-São-Carlos


Grama-de-são-carlos (Axonopus compressus): também conhecida como grama curitibana e grama-tapete, possui folhas largas, lisas, de cor verde intensa. É indicada para jardins públicos, residências, sítios e fazendas. Ela se adapta a locais de meia sombra e de sol pleno. Tolera também locais úmidos e frio

Esmeralda


Esmeralda (Zoysia japônica): com folhas estreitas, pontiagudas, de cor verde-esmeralda, essa é a variedade de grama mais produzida e comercializada no Brasil. Razoavelmente resistente ao pisoteio, é indicada para uso em jardins residenciais, condomínios, playgrounds etc. Não deve ser utilizada em locais de tráfego intenso, nem em áreas sombreadas

Grama-de-Santo-Agostinho


Grama-de-santo-agostinho (Stenotaphrum secundatum): folhas lisas, estreitas e de coloração verde-escura caracterizam as gramas santo agostinho. Com boa tolerância ao pisoteio, essa variedade é indicada para cobrir jardins de residências e empreendimentos comerciais, principalmente litorâneos. Não deve ser utilizada em locais muito frio

Plantas Aquáticas

Junco

File:Juncus effuses.jpg
Nome Cientifico: Juncus effusus

Nome Popular: Junco

O junco apresenta desenvolvimento vertical, criando um belo contraste de formas com as 

outras plantas. Quando plantada isolada, em vasos dentro de espelhos d’água, têm sua 

beleza valorizada.



Ninféia-azul


Nome Cientifico: Nymphaea caerulea

Nome Popular: Ninféia-azul 
Excelente para espelhos de água e laguinhos ornamentais, a niféia-azul apresenta uma bela 

folhagem flutuante. As folhas são grandes, lisas e com as bordas irregulares e levemente 

enroladas.

Vitória Régia


Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode 
chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distruibuídos  
em sua superfície.

Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho) pode ser branca, lilas, roxa, rosa e até amarela , e expelem uma divina fragrância noturna adocicado do abricó, mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa

Hoje existe o controle por novas tecnologias (adubação e hormônios)em que é possível controlar o tamanho dos pratos e com isso é muito usada no paisagismo urbano tanto em grandes lagos e pequenos espelhos d'água.


Trepadeiras



Trepadeira- elefante

 Argyreia nervosa, Orelha-de-elefante, Rosa-de-pau

  • Nome Científico: Argyreia nervosa
  • Nomes Populares: Trepadeira-elefante, Orelha-de-elefante, Rosa-de-pau
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia, Índia
  • Altura: 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

É uma trepadeira de textura semi-lenhosa, de raízes profundas e crescimento vigoroso, excelente para cobrir caramanchões.

Suas flores são campanuladas, rosa-arroxeadas e muito vistosas. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos surgem no outono e sãdecorativos, lenhosos, marrons, e em conjunto com as sépatas, também lenhosas, são conhecidos como rosas-de-madeira.

No paisagismo a trepadeira-elefante é indicada para cobrir estruturas médias e grandes, tais como pórticos, pérgolas e caramanchões. Nestes suportes ela oferece uma sombra fresca e agradável, com suas folhas enormes, bem ao estilo tropical. Também é apropriada para cercas e muros


Cipó de São João

 Pyrostegia venusta, Cipó-vermelho, Flor-de-são-joão

  • Nome Científico: Pyrostegia venusta
  • Nomes Populares: Cipó-de-são-joão, Cipó-vermelho, Flor-de-são-joão
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
Trepadeira muito utilizada na decoração  das festividades de São João em todo o Brasil. Produz muitas inflorescências, compostas de pequenas flores alongadas e alaranjadas em pleno inverno destacando-se. É uma planta interessante quando queremos ter flores vistosas nos meses frios. Cobre muito bem pérgolas, cercas, treliças, muros e caramanchões.
Devem ser cultivadas em solo fértil com regas regulares, sempre a sol pleno. Uma boa adubação com farinha de ossos e cinzas estimula uma floração abundante. É frequente observá-la nas matas a beira das estradas. Multiplica-se por sementes e por estaquia.
Sininho
 Abutilon megapotamicum, Chapéu-de-cardeal, Lanterna-chinesa, Lanterninha-japonesa
  • Nome Científico: Abutilon megapotamicum
  • Nomes Populares: Sininho, Chapéu-de-cardeal, Lanterna-chinesa, Lanterninha-japonesa
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
A floração pode se estender durante todo o ano de forma esparsa, mas é mais intensa na primavera e verão. As flores têm um formato peculiar, são popularmente comparadas a sinos, lanternas-chinesas e balões. 
Sua utilização paisagística é ampla, podendo ser plantado isolado ou em grupos, maciços ou renques. Adapta-se ao plantio em vasos, e principalmente em cestas suspensas evidenciando as flores pendentes. Também pode ser conduzido como trepadeira, através de amarrios, sobre suportes adequados, como treliças e cercas. Suas flores produzem néctar e são atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.

Primavera

 Bougainvillea glabra, Buganvile, Buganvília, Ceboleiro, Flor-de-papel, Pataguinha, Pau-de-roseira, Roseiro, Roseta, Santa-rita, Sempre-lustrosa, Três-marias

  • Nome Científico: Bougainvillea glabra
  • Nomes Populares: Primavera, Buganvile, Buganvília, Ceboleiro, Flor-de-papel, Pataguinha, Pau-de-roseira, Roseiro, Roseta, Santa-rita, Sempre-lustrosa, Três-marias
  • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical,Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 4.7 a 6.0 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Trepadeira lenhosa, de florescimento abundante e espetacular. Sua folhas são pequenas, lisas, levemente alongadas e brilhantes, diferenciando-a da B. spectabilis. As flores são pequenas e projetadas, de coloração amarelo creme, envolvidas por brácteas róseas. Pode ser conduzida com arbusto, arvoreta, cerca-viva e como trepadeira, enfeitando com majestade pérgolas e caramanchões de estrutura forte.

Amor agarradinho

 Antigonon leptopus, Amor-entrelaçado, Bela-mexicana, Cipó-coral, Cipó-mel, Coralita, Georgina, Lágrima-de-noiva, Mimo-do-céu, Rosa-da-montanha, Rosália, Viuvinha

  • Nome Científico: Antigonon leptopus
  • Nomes Populares: Amor-agarradinho, Amor-entrelaçado, Bela-mexicana, Cipó-coral, Cipó-mel, Coralita, Georgina, Lágrima-de-noiva, Mimo-do-céu, Rosa-da-montanha, Rosália, Viuvinha
  • Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo,Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Norte, México
  • Altura: 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

O amor-agarradinho tem efeito surpreendente, suas flores delicadas em formato de coração criam uma atmosfera romântica e atraem muitas abelhas. As inflorescências são compostas de muitas flores rosas ou brancas, dependendo da variedade, e se formam durante a primavera e o verão. É semilenhosa, mas não muito vigorosa, portanto se adapta a qualquer tipo de suporte, desde arcos, cercas até caramanchões. As folhas fecham bem a estrutura fornecendo sombra durante todas as estações.

Plantas Ornamentais de Sombra


Para definirmos o que é um jardim de sombra, podemos contabilizar as horas de sol disponíveis e classifica-los nesses termos:

Sobra densa: 0-2 horas de sol por dia;
Sombra: 2-3 horas de sol por dia;
Jardim de meia sombra: entre 3-6 horas de sol por dia;
Jardim de sol pleno: mais de 6 horas de sol por dia.

Podemos citar como exemplos:

Aglaonema


Conhecida como café-de-salão, é uma planta que deve ser cultivada à sombra. Apesar das folhas grandes e manchadas, a espécie é de pequeno/médio porte, com altura variando entre 20 a 150 cm.

Gênero: Philodendron

Philodendron undulatum

Philodendron bipinnatifidum

Apresentam folhagem ornamental. Popularmente, no Brasil, recebe o nome de inbé, possuindo algumas utilidades graças à sua relativa toxicidade.


Lírio do vale (Convallaria majalis)


Deve ser cultivada a sombra com boa luminosidade ou a meia sombra. Solo rico em matéria organica e mantido úmido. As regas devem ser regulares.

Indicado para cultivo em bordaduras, grupos, vasos. 

Curiosidade: as flores são utilizadas na indústria farmaceutica e na perfumaria.

Dracena pau-d'água

Espécie arbustiva de folhas longas, volumosa e alta, chegando até 6 m de altura. Esporadicamente, aparecem pequenas flores brancas, que, embora não tenham importância ornamental, são perfumadas. 

A planta, resistente, suporta um pouco de insolação direta, porém se desenvolve melhor se cultivada em áreas sombreadas.

Begonia Rex (híbrido)

 

Deve ser cultivada a sombra, com boa luminosidade, em solo rico de matéria orgânica. As regas devem ser regulares, porém não tolera o encharcamento, nem o frio intenso. 

Indicada para o cultivo em vasos ou em canteiros protegidos.







Plantas Ornamentais de Meia Sombra



Câmpanula


No paisagismo, a campânula é perfeita para a formação de maciços e bordaduras, ou apenas adornando a base de arbustos, principalmente em jardins clássicos de estilo  europeu ou de inspiração campestre. Suas flores delicadas conferem graça e sofisticação ao jardim. As inflorescências são duradouras se cortadas, e podem ser utilizadas na confecção de arranjos florais e buquês. Também podem ser plantadas em vasos e jardineiras.


Impatiens

Popularmente conhecida como maria-sem-vergonha, é a planta de jardim mais conhecida e permanece nas últimas décadas sendo a anual mais vendida em todo o mundo! Todo este sucesso tem um motivo: são muito fáceis de se cultivar, florescem o ano todo e vem em uma infinidade de cores! Não há planta melhor para canteiros na sombra ou que recebam poucas horas de luz do sol.
As variedades que temos são todas importadas, possuem flores gigantes em plantas compactas, além das incríveis cores diferenciadas!

Kalanchoe

kalanchoe (2).JPG

Suculenta perene, ereta, muito florífera, com folhas ovaladas, carnosas, contendo numerosas flores vermelhas, róseas, amarelas ou alaranjadas.

Pode ser cultivada em vasos, jardineiras, em bordaduras ou conjuntos isolados. Aprecia temperaturas amenas de inverno, porém não resiste a geadas.

A reprodução é por sementes.

Anturio

anturio (2).JPG

As flores são brancas, vermelhas, cremes ou esverdeadas, formadas na primavera e verão.

É cultivada em vasos, em conjunto isolados ou jardineiras, sempre a meia- sombra, em canteiros de terra vegetal.

Não tolera temperaturas muito baixas.

Begônia Elatior

begonia.JPG

Inflorescências laxas, flexíveis com flores de cores variadas, simples ou dobradas, formadas o ano todo.

Cultivada normalmente em vasos, eventualmente também em maciços a meia-sombra.

Lirio da Paz

LIRIO DA PAZ 1.jpg

Folhas em tufo, verde brilhante e marcadas pelas nervuras curvadas na face de cima, estreita na base.

Florecimento na primavera-verão.Cultivada em vasos, jardineiras e renques, ou formando conjuntos densos, a meia sombra,em terra rica em matéria orgânica.

Árvore da Felicidade


Alguns dizem que a árvore-da-felicidade não pode ser comprada por quem irá cultivá-la. Outros acreditam que atrairão sorte ao ter o macho e a fêmea no mesmo vaso. Da veracidade desses ditos populares não se pode ter certeza, mas não há como duvidar que a planta traz beleza e vitalidade para o interior das casas.

A árvore-da-felicidade é um arbusto de meia-sombra , podendo ser plantado em áreas externas , desde que a luz do sol não o atinja diretamente.